whatsapp

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

A cidade de Natal é onde foi construída a primeira estrutura que comportasse uma base área de toda a América do Sul.

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, o CLBI, ou como é mais conhecido como a Barreira do Inferno teve sua inauguração em 1965 e a construção foi feita com a missão de realizar o lançamento de foguetes espaciais.

Visitar alguma base área não é um tipo de turismo muito comum. Mas, se você quer mudar isso, vamos te ajudar.

Se você tem interesse em conhecer um lugar assim, aproveite a sua estadia em Natal. Você já fez a visita a uma base dessa alguma vez ? Então não deixe de conhecer este lugar enquanto estiver em Natal. O espaço, além de tudo, tem toda uma história interessante que vale a visita.

Continua na leitura aqui com a gente para você aprender mais e ter informações para incluir esse ponto turístico no seu roteiro.

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno: Como Chegar

O primeiro passo é preciso saber quais as opções que você tem para chegar até o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

Carro: essa é a opção para quem considera uma boa ideia viajar para fazer várias paradas, aproveitar para tirar fotos legais e conhecer lugares diferentes entre o lugar de partida e o destino final.

O CLBI fica na RN-063, mais conhecida como Rota do Sol, na altura do km 11  em Ponta Negra, Natal – RN.

Ônibus ou van: essa também é uma opção que pode ser viável para muitas pessoas. Essa pode ser uma alternativa para quem não quer viajar de carro e é menos cansativa. Além disso, todas as paradas são pensadas na infraestrutura do local, como oferecimento de serviços de alimentação, banheiro e área própria aos passageiros.

Uma dica é ficar sempre de olho em promoções e nos preços das passagens para garantir bons preços. 

Por que o nome Barreira do Inferno?

Ao contrário do que se pode imaginar, esse nome não é pelo fato de ter alguma coisa assustadora na história ou na região em que a base foi instalada. O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno recebeu esse nome somente pela sua localização.

Esta região está entre uma zona com muitas dunas localizadas na Praia de Ponta Negra e uma faixa do litoral que foi batizada pelos moradores locais como Barreira do Inferno. 

A região recebeu esse nome por conta das falésias encontradas ali na região e que no início e no final do dia ficam com uma cor vermelha, parecida com fogo. Por isso recebeu esse nome.

Qual a necessidade de construir essa base?

Essa necessidade de criar uma base para centro de lançamento na região de Natal surgiu do objetivo de coletar informações de cargas úteis que podem estar na órbita e a possibilidade de realizar uma análise separada de cada uma.

Assim, dessa maneira, o centro realiza o monitoramento de vários mecanismos aeroespaciais, possibilita a realização de estudos, pesquisas, testes e muitos experimentos visando o desenvolvimento tecnológico de sistemas da Aeronáutica do Brasil. 

Lançamentos Importantes

Com certeza você terá interesse em saber como é o funcionamento desses locais e principalmente se visitá-lo. Desde o momento do lançamento em 1965, o CLBI conseguiu desenvolver diversas atividades muito importantes para registrar em sua história. Confira a seguir:

O Nike Apache foi o primeiro foguete lançado na base. Após a inauguração da base em outubro, o foguete foi lançado ao céu no mês de dezembro. O equipamento foi fabricado pelos norte-americanos e tinha o objetivo de realizar uma sondagem aérea.

O Projeto Exametnet foi lançado no período de 1966 e 1978 com a função de estudar toda a atmosfera.

O Projeto Ozônio buscava realizar estudos na camada de ozônio. Entre 1978 e 1990 um total de oitenta e um lançamentos foram feitos.

O foguete Ariane é um equipamento espacial que foi desenvolvido por duas instituições: A Agência Espacial Europeia e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Esse projeto possuía o objetivo de realizar o monitoramento de diversos tipos de satélites.

Fora esses casos, um número expressivo de foguetes já foi enviado ao espaço por meio da Barreira do Inferno, passando de quatrocentos foguetes. 

Conheça mais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

Por se tratar de um projeto bastante interessante e com aspectos únicos, com certeza pode ser uma boa alternativa incluir esse ponto turístico no seu roteiro. Também pode valer a pena conhecer a implantação na cidade de Natal.

O site do CLBI tem disponível toda a movimentação e muitas outras informações de funcionamento além de poder consultar a agenda.

Não perca a oportunidade de visitar este lugar e ver bem de perto todas as maravilhas que acontecem aqui.

 

Tags

Compartilhar